Programa

A Avaliação de Desempenho dos Estudantes se configura como uma importante forma de análise das competências e capacidades/habilidades dos estudantes dos Cursos ofertados pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O conhecimento dos resultados das ações desenvolvidas no processo de aprendizagem servem para auxiliar na implementação de medidas mais específicas, voltadas para o aprimoramento do trabalho pedagógico e da gestão realizada pela instituição.

A avaliação consiste em um conjunto de medidas com finalidade de apresentar informações que permitam a aplicação de novas propostas e concepções pedagógicas, bem como a melhorias das existentes. Em um contexto onde a Educação Profissional e Tecnológica não está sendo concebido com enfoque apenas nas demandas do mercado de trabalho, mas sim como importante estratégia para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade, a avaliação e, consequentemente, seus resultados se tornam importantes fontes de conhecimento para a comunidade escolar. As informações sobre os fatores sociais, as estrutura física, metodologia e recursos didáticos são significativos para a construção do conhecimento dos estudantes, para que sua formação possa constituir um diferencial em suas vidas.

Em 2011, foi avaliado o Curso de Eletrotécnica dos seguintes Departamentos Regionais: Rondônia, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Em 2012, foram avaliados os Cursos de Calçados, Edificações, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Meio Ambiente, Metalurgia, Mineração, Segurança do Trabalho e Vestuário; dos seguintes Departamentos Regionais: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, CETIQT, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

O SENAI tem avançado na sua concepção de educação, promovendo uma formação profissional na qual o estudante é capaz de compreender a relação entre a produção e o meio social, além de ser autônomo e crítico em seu trabalho.